quarta-feira, 11 de março de 2015

Ministrar Música para Louvar o Senhor


Músicos, cantores e compositores católicos! Oh, que bênção especial o Senhor nos concedeu: ministrar o louvor! A Palavra de Deus pode muito bem nos ajudar a termos maior entendimento de nossa missão na Igreja.

O que São Pedro escreveu outrora, vale muito também para nós:“Formem um edifício espiritual, um sacerdócio santo, a fim de poderem oferecer sacrifícios espirituais, agradáveis a Deus por Jesus Cristo”

E mais: “Proclamem os grandes feitos d’Aquele que chamou vocês das trevas para a luz maravilhosa. Vocês são aqueles que antes não eram povo, agora, porém, são povo de Deus; os que não eram objeto de misericórdia, agora, porém, alcançaram misericórdia. Trabalhem a fim de que se realize a construção de um edifício espiritual.” (I Pedro 2,1-10)

Edifício espiritual – Nós costumamos cantar dentro de templos, em salões e até nas praças. De fato, eis aí os espaços onde realizamos nossa missão. E muitos músicos de nossa Igreja não se cansam de buscar novos lugares para evangelizar através da música. Todavia, devemos cantar e louvar o Senhor envolvendo todo o nosso ser, a nossa alma! Cantamos e tocamos e compomos canções porque dentro de nós há um desejo insaciável de querer louvar sempre mais o Senhor. Nossa vida se expressa no nosso canto! Nosso canto se torna nossa pregação, nosso testemunho, nossa oração! Esta intimidade com Jesus é fruto de uma amizade que vai crescendo entre nós e Ele. Daí a importância da oração, da Adoração, da Palavra de Deus, das boas literaturas, de valorizar os testemunhos dos outros irmãos de caminhada, de estar em comunhão com a Igreja...

Sacerdócio santo – A música na Igreja é um dom para ser partilhado. Nossa alegria é podermos nos colocar a serviço da missão da Igreja. Se tivermos uma banda, um coral ou mesmo um simples violão, o que conta para Deus é o amor em servir. Eis aí nosso sacerdócio santo! Através da nossa música oferecemo-nos a nós mesmos à Deus. E “embalamos” a comunidade para que faça também a oferenda de seus dons. Nossa música ajuda, portanto, a construir “pontes espirituais” que nos unem cada vez mais a Deus.

Sacrifício – Os sacrifícios espirituais são nossas expressões de amor, nosso esforço de conversão, nossas fadigas e buscas e superações para sermos cristãos mais santos, ministros de música mais autênticos!

"Nossa vida e nossa música, meros meios para se chegar tal fim."

Agradar a Deus e não aos homens – São Pedro nos exorta a colocarmos Jesus no lugar certo: o centro de nossas vidas. É Ele o ponto de partida e a meta a ser alcançada. Ele é o fim último; nossa vida e nossa música, meros meios para se chegar tal fim. Eis aí uma tentação que sempre se coloca no nosso caminho: agradar as pessoas, sermos bem sucedidos, conhecidos e famosos, elogiados... “Jesus não aceita ser o segundo”, ensinava o saudoso Pe. Claudino Biff, de Tubarão.

Proclamar os grandes feitos – Ao louvarmos o Senhor, nos unimos a toda a Criação para proclamar as Obras de Deus. Deus não para de fazer o bem! Deus é a dinâmica da vida e a Vida em constante dinamismo. Com nossa música queremos ajudar toda criatura humana a reconhecer e “publicar” o que Deus tem feito por nós. A natureza canta! O Universo canta! Como podemos “não cantar”?

Ele nos chamou – Concedendo-nos dons para cantar, tocar ou compor, Deus estava nos “vocacionando” para este ministério tão especial. Nossa resposta ao chamado de Deus precisa ser dada continuamente: nos ensaios, nas construções musicais, no estudo/formação, no relacionamento com os outros músicos, nos momentos de oração e no nosso testemunho de músico cristão! Nossa música religiosa se torna um grande atrativo para trazer as pessoas mais para perto de Deus; ela mexe com os sentimentos e desperta emoções! Ela pode levar muitas pessoas à conversão!

Luz maravilhosa – Por isso, o músico religioso não pode ser uma pessoa triste e sem entusiasmo. Ele, por primeiro, experimentou ficar inundado e transpassado pela “luz” do Amor de Cristo! E assim como o vitral da janela reflete os raios multicoloridos do sol no ambiente, nossa música revela as riquezas espirituais que trazemos dentro de nós. Assim, nossa música pode tocar corações e despertá-los para um amor maior a Deus! Quanto bem nossa música faz!

"Precisamos cantar o amor de Deus! Cantar o Divino perdão!"


Ser povo pela misericórdia – O Amor de Deus fez de nós o Seu povo! Ele nos amou com infinito amor, nos deu nova chance fundado em Sua divina misericórdia. Precisamos cantar o amor de Deus! Cantar o Divino perdão! Cantar e tocar para louvá-Lo sempre!

Trabalhar na construção – Portanto, nossa música não tem sentido nela mesma, mas está a serviço da construção do Reino de Deus! Precisamos trabalhar! Colocar nossos dons a favor da construção deste edifício espiritual que é a nossa Igreja!









Nenhum comentário:

Postar um comentário