quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

A Música Católica

Em todos os anos de sua existência, a Igreja Católica sempre teve presente em suas liturgias a música, instrumento de evangelização e de espiritualização, ao longo dos tempos a música religiosa foi sendo aperfeiçoada e renovada para uma maior interação do povo nos sagrados mistérios.

Como se Distingue a música católica?

Para a música ser denominada Católica ela deve seguir as bases da fé de quem a compõe, sendo assim, a música católica deve estar em completa comunhão com o que a Igreja ensina e propõe para os seus fiéis. Santo Agostinho, dizia: “Quer saber o que cremos? Venha ouvir o que cantamos”, como então podemos cantar músicas que se oponham a Deus e a sua divindade? Devemos expressar em nossas melodias a ternura e o amor de Deus, que se revela a cada nota e a cada acorde de uma boa e autentica música Católica. Estas devem também estar impregnadas das Sagradas Escrituras e das tradições que cercam a Igreja de Cristo.

A palavra cantada

O compositor católico tem uma grande fonte de inspiração, da qual podem utilizar para criar a letra da música, e esta inspiração é a bíblia, que apesar de ter sido escrita a quase dois mil anos é um dos livros mais atuais que existem. Há também diversas frases e citações de santos e padres que podem ser utilizadas para a composição, mas parte do compositor a iniciativa de estar sempre fundamentado na Palavra de Deus. Isto faz da música uma catequese, pois ao mesmo tempo em que se a pessoa alcançada é entretida pela música ela é também evangelizada, pois a cada refrão da música ele tem presente a palavra de Deus.

A missão do Intérprete

Toda música ao ser gravada ou tocada deve ter um intérprete, alguém que dê vida as palavras e as notas que estão no papel, este deve acreditar no que canta, e acima de tudo cantar com a boca e com a alma, para que os que serão evangelizados por meio desta canção sintam a veracidade do que lhe é apresentado. Além disso, o cantor e o instrumentista não pode se sobressair mais que a música que é por ele interpretada, para que não seja mais eu que viva, mas sim Cristo, que vive em mim e canta por mim. Desta forma é que se alcança a plenitude deste modo de evangelização: revelando a Cristo por meio de cada um de nós que fazemos parte da produção deste material, sendo quem somos, isto é, pecadores, devemos nos esforçar ao máximo para alcançarmos a santidade diária a qual somos chamados.

cantai um canto novo!

Este é o constante chamado ao qual todo cantor e compositor católico deve atender, em um mundo onde só se canta o amor entre homens e mulheres, somos chamados a cantar o amor dos homens por Deus, e de Deus pelos homens. Esta é a vocação dos cantores e cantoras que permitem Deus utilizar de suas vozes para levar a sua mensagem de amor.




Seminarista Vinícius de Carvalho Duarte
Criador e Editor do Projeto.
seminaristaviniciusdec@gmail.com
fb.com/seminarista.viniciusdec
twitter.com/viniciusdec_tw

Nenhum comentário:

Postar um comentário