terça-feira, 18 de novembro de 2014

Entrevista com Pe. Auricélio Costa

"A música sempre esteve muito
presente em toda a minha vida."
Presbítero, cantor e compositor, além de uma ótima pessoa, Auricélio Costa esbanja talento e força de vontade em seu ministério Sacerdotal e Musical. com doze CD's gravados e mais um a ser lançado no final deste ano, Padre Auricélio Costa concedeu uma entrevista a mim (Vinícius de Carvalho), falando sobre sua missão como compositor e sua vocação para cantar músicas religiosas.

Herança Musical

Meu caro Vinícius, visto que eu nasci numa família de músicos, a música sempre esteve muito presente em toda a minha vida. Meu pai é músico e minha mãe canta, compõe e dedilha o violão. Meus irmãos e irmãs cantam. Uma irmã gravou um CD com o coral da UNISUL; a outra compôs uma banda de Rap. Um dos meus irmãos tocou num conjunto de baile. Os outros três participam de Ministérios de Música e já gravaram três CD’s religiosos com suas esposas. Além de nossa mãe, apenas eu e um irmão compomos. Como eu poderia “escapar” desta bela herança? E, mais importante do que a música, nós recebemos a herança religiosa: pai capelão e mãe catequista, como não crescermos num ambiente de fé? Então, desde cedo, lá pelos sete anos, comecei a compor e cantar na igreja. Também na escola nosso Coral tinha como maestrina uma catequista! No Seminário, onde ingressei com 11 anos, recebi incentivo para a música: aprendi a tocar violão, participei do Coral e fiz várias apresentações nas Noites Culturais! Eu sempre quis ser padre, e é isso o que mais me interessa. A música veio como um dom para me auxiliar no ministério e me aproximar das pessoas. Portanto, sempre digo que sou um padre que canta e não um padre-cantor. Recebi muito incentivo para publicar minhas canções e, assim, depois de muita resistência, sugiu o CD “Canção de Paz” e não parei mais de gravar!

Novo CD "Girassol"
"Sem sol não há girassol, 
sem Jesus, o que nos restaria?"

Todos sabem que o girassol é uma linda flor amarela que, ao longo do dia, se “movimenta” seguindo a dinâmica do sol. Embora ela fique sempre voltada pro astro-rei, ela não se queima. Permanece linda, aberta, maravilhosa! Ela é uma metáfora do cristão para com o Cristo, pois Jesus é o Sol de nossas vidas. Sua presença dá sentido às nossas vidas, de modo que nos sentimos atraídos e ficamos fascinados por Ele. Sem sol não há girassol, sem Jesus, o que nos restaria?

Edilene, Andréia e Mônica
Grandes Parcerias

Como costumam fazer os artistas cristãos, este CD é fruto de minha fé, de minhas reflexões, leituras e orações. Expresso nele muito do que eu creio, do que vivencio no ministério presbiteral, de meus sonhos para o mundo e para a Igreja... Após selecionar as 14 canções do meu grande repertório, no estúdio, começamos a preparar os arranjos. Todo esse trabalho é mérito do meu amigo Giovani Soratto, do Estúdio Megatons (Tubarão – SC). Convidei as cantoras do Ministério Poder da Canção (Edilene, Andréia e Mônica) para cantarem comigo e fazerem os backing-vocals. É o quinto CD que terei a preciosa presença delas. E também convidei um casal de ministros de música aqui de Tubarão, o Ênio e a Eliane. Este CD é resultado de muito trabalho e unção!

Objetivo

Sempre é a glória de Deus! E, por isso, apresentar minhas canções, partilhar minha fé, oferecer um instrumento de evangelização, colaborar com a missão da Igreja! E eu sinto um prazer enorme ao fazer e apresentar cada trabalho!

Talento de sobra!

Sim, são todas composições minhas: letras e melodias! Sempre com base nos textos bíblicos e ensinamentos da Igreja!

No CD "tem de tudo o que é bom!"

São músicas religiosas! Não posso negar minha grande influência do rock e do pop, sobretudo da experiência na Banda Censura Livre. Mas também tem reggae e rítmos latinos e balada. Costumo dizer assim: tem de tudo o que é bom! rsrs


Para terminar, você já tem muitos CD's gravados mas, na sua opinião, qual dentre todos eles foi o melhor de se trabalhar?

São 12 CD’s. Não posso diferenciar um do outro sem correr o risco de ser injusto. Cada um tem uma história. A gente colocou emoção e vida em cada um deles. Sabe, no estúdio a gente se arrepia, a gente reza e se emociona também! Cada música, Vinícius, é um pouco de mim que eu exponho e partilho. Em outras palavras: eu me dou a mim mesmo em cada gravação. Eu sinto que este “Girassol” está muito lindo! Estou muito feliz com o trabalho que conseguimos produzir e agradecido a Deus por mais este presente!






Contato do Padre Auricélio Costa:

www.padreauricelio.blogspot.com.br
peauricelio@yahoo.com.br
Face: Auricélio Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário